Caixas-pretas de jato da Embraer que caiu no Cazaquistão chegam amanhã |
A família Sabel deixou Taió, no Alto Vale do Itajaí, para se fixar em Pirabeiraba e não poderia prever que a colheita que tanto se esforçavam também seria com os filhos nos campos de futebol. Ivonei, Vanderlei e Sidney conseguiram gravar seus nomes no futebol do distrito e nos arredores de Joinville. Ivonei tinha no drible e arranque as principais qualidades pela ponta direita. Vanderlei era o formiguinha do trio pela versatilidade de fechar a marcação no meio campo e dar o passe para impulsionar as jogadas de ataque. Sidney formava a meia cancha como primeiro volante, sendo o alicerce para proteger os defensores. Mildau e Pirabeiraba foram os principais redutos do trio. Ivonei é que foi um pouco mais longe dos limites e se tornou campeão da Primeirona pelo Caxias, em 1996. E o trio conseguiu a unanimidade quando se tratava de futebol sem violência. Era jogo jogado e com o foco na condução da pelota.
Nomes da comunidade
Uma cena que se repete. Uma família em que os rostos se confundem quando não há legenda. Rostos que as semelhanças deixam os menos desavisados sem saber quem foi ou quem ficou. São pessoas que o distrito de Pirabeiraba reconhece sem a menor dificuldade por ter a identificação comunitária e esportiva. O Sabel de terno e gravata é Sidney, mais uma vez ocupando uma das cadeiras da Câmara de Vereadores, que conhecemos de chuteiras nos campos do futebol amador de Joinville. Poderia ser Ivonei, Vanderlei, Anderson, Moacir, Marciel, Marcelo, Adriano, Walter (o vô), Alcione, Adilson, Jaime, Valdir, Nivaldo (o tio), Ademir, Célio, ou Giovane. É Sabel de qualquer jeito.
Sempre lembrando das raízes
Viemos de uma família de agricultores, lá de Taió - no Alto Vale do Itajaí. Juntos com os nossos pais e irmãos (12) em busca de novas oportunidades. O distrito de Pirabeiraba foi onde escolhemos para morar e construir nosso futuro. Nada nessa vida vai tirar as nossas raízes, de pessoas humildes e trabalhadoras. Nossos pais nos deram a maior riqueza que um filho pode ganhar: a educação. Grato a todos os nossos amigos que nos acolheram sempre de braços abertos no futebol, no trabalho e na comunidade. A você, RDB, fico sem palavras para agradecer. Mas tenha certeza de uma coisa, estás entre nossos grandes e verdadeiros amigos da família Sabel. Foi de você que recebi o maior presente de aniversário. Gratidão por tudo, Sidney Sabel.
- - - - - - - - - - -
Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem-vindos.
Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mail: rdbjoinville@gmail.com
Deixe seu comentário